Red Bag

RED BAG Criado por Jeferson Cecim com a colaboração de Nando Lima, Leo Bitar, e Patrícia Gondim, é um hibrido de formas animadas, que mescla com bom humor e sagacidade temas contemporâneos da sexualidade humana, com uma perspectiva que soma linhas expressionistas, tendências pop, e recursos low-tech; através dos quais o manipulador, objetos, bonecos, recursos de som, luz e imagens se interpenetram, e criam imagens por vezes cruas, por vezes sensoriais como um sonho molhado.

 

O ator relata que o sexo - o tema principal da montagem – é apresentado aos espectadores em um formato leve e atraente, sem a utilização de erotismo e pornografia. Em “Red Bag”, estão presentes dois personagens femininos,representados por bonecas, além de outros objetos que ajudam a dar vida à trama, como perucas, colchão inflável, máscaras, cabeças de bonecas e a protagonista que dá nome ao espetáculo - a bolsa vermelha.

 

“O material utilizado é muito diverso. Tem algumas coisas que eu comecei a fazer para um outro trabalho,como as cabeças de bonecas, que trouxe para o Reator e acabamos usando”, lembra Jeferson.

 

Para o ator, fazer montagens adultas de teatro de bonecos não é fácil. “Precisa de muito treinamento, paciência e ensaio”, aponta. Jefferson explica que a linguagem teatral com bonecos direcionada ao público adulto é mais recente. “Ela surgiu no Brasil na década de 80, quando o teatro de bonecos começou a misturar as linguagens artísticas. “Antes desse período, o teatro de bonecos já era desenvolvido, mas com a utilização de fantoches, e marionetes, e com temáticas mais tradicionais”, relata o ator, que acredita que poucas pessoas desenvolvem essa maneira de tratar a manipulação das formas animadas.

 

Jeferson Cecim decidiu sair do papel de espectador de montagens teatrais de bonecos em 1995, ano em que também passou a pesquisar a linguagem teatral e a fabricar os seus primeiros bonecos. Nesse período, o ator iniciou a trajetória teatral no grupo Usina Contemporânea de Teatro, trabalhando ao lado do diretor Roberto Paiva - um dos primeiros a trazer a linguagem do teatro de bonecos para Belém.

 

Jeferson também participou do grupo In Bust Teatro com Bonecos e fundou a Usina de Animação - Bonecos da Amazônia, na qual criou e dirigiu os espetáculos do grupo de 1998 a 2005, juntamente com o artista José Arnaud.

 

(texto: Luciana Medeiros)

 

 

 

 

 

Direção : 

Grupal

 

Sonoplastia : 

Leo Bitar

 

Iluminação : 

Patrícia Gondim

 

Vídeo e cenografia : 

Nando Lima

 

Divulgação : 

Luciana Medeiros

 

Recepção : 

Andréa Rocha – Produtores Criativos

 

Produção :

Estúdio REATOR

© 2016/2019  Orgulhosamente criado por Estúdio REATOR

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus