BLACK ROCK - 2023
workshop e apresentação da performance
no SESC Vila Mariana-SP
BLACK ROCK - 2017
performance - ambiente
Nesta segunda versão da performance, que será apresentada na sala de espetáculos do Estúdio REATOR o tema impermanência continua sendo explorado; por meio de ações criadas com imagens, objetos, e sons. Será a exploração do palpável e do onírico criando um campo para ser preenchido pela imaginação, propondo ao espectador que crie a sua própria dramaturgia.
Assim, surgem textos breves descrevendo personagens possíveis, figuras surgidas das letras das canções do universo pop, animais, e figuras desumanas, ou só desorientadas pelo cotidiano massacrante. Um recorte de universo urbano no qual estamos colados, e impregnados do "modos operantes" que optamos, e para o qual trabalhamos para manter.
Black Rock surge como um parêntese desse entorpecimento, e dos espasmos que provocam algumas quedas, como se em alguns momentos uma "vibe" nos sintoniza-se a vida em processo, e nos descondicionasse das obviedades do cotidiano, e assim nesse estado ficássemos apenas a fluir... como pedras causando círculos no mar.
A obra, peça, performance, ambiente, cria um deslocamento, e sugere a cada pessoa que o torne singular, que o torne particular, que se aproprie do tema e colabore com sua atitude, para que o outro, o que está ao lado, também possa colocar seus pés no riacho...
Serviço:
BLACK ROCK – performance – ambiente
com Nando Lima
Fotos de Divulgação : Dudu Lobato
Quando: BREVE , agosto de 2017
Dias: 05 - 12 - 19 - 26
Hora: 21:00
Ingresso: 20,00 reais
Local: Estúdio REATOR
Endereço: travessa 14 de abril, nº 1053
(entre Av. gov. José Malcher e Av. Magalhães Barata)
Contatos: estudioreator@gmail.com cel. 98112-8497 - WhatsApp - (Nando Lima)
BLACK ROCK
performance - ambiente
(EDIÇÃO de 2016 )
Um final de semana na praia, gerou a performance-ambiente BLACK ROCK , algumas pedras encontradas na areia da praia, na verdade um tipo de tijolo com encaixes desgastados pela ação das marés, serviram de ponte para a construção do trabalho que discute a “impermanência das coisas e do mundo”.
Quando entramos no mar, a refração da luz do sol nas águas, reabre nossos olhos para as tons e o poder e fluidez das ondas, a presença poderosa que nos envolve e nos coloca em ação plena, é sempre inequívoca, transfere nosso centro de gravidade, para eixos múltiplos, o que nos coloca em contato com o fluxo do nosso corpo de água; Tudo é. Tudo está. a sincronicidade se instala.
Segundo Carl Jung podemos dizer que,”sincronicidade é a experiência de ocorrerem dois (ou mais) eventos que coincidem de uma maneira que seja significativa para a pessoa (ou pessoas) que vivenciaram essa "coincidência significativa", onde esse significado sugere um padrão subjacente, uma sincronia.”
A experiência de observar ou sentir esses padrões, os encontros, as arestas dos desejos, os nivelamentos e deslizes que experimentamos nesses momentos, nos deslocam para o próximo nível de nossa vida, e passamos por necessidades, tentativas, perdas, posses, e mesmo a morte, (que é de cada um) se desdobra em elos e sequências necessárias, para que tudo continue.
No Estúdio Reator a performance – ambiente BLACK ROCK, acontecerá no terraço, embaixo do céu, imagens filmadas desse encontro em Salinas, um final de semana de outubro de 2015, revisitado, reinventado, sonorizado, e estendido em novos significados. O jardim com plantas variadas cultivado no terraço nos últimos quatro anos, e a vista da cidade de Belém a partir do bairro de São Brás, mesclados, tornados simbiose, pois são organismos vivos, se completam em um “environment” .
Na performance serão usados recursos sonoros, luzes sincronizadas, projeções, e ainda elementos que estimulam os sentidos, como o tato e olfato, Nando Lima receberá o público, que tem liberdade para escolher o tempo de permanência e a maneira de interação com o ambiente performatico.
Serviço:
BLACK ROCK – performance – ambiente
com Nando Lima
Quando: Junho de 2016
Dias: 17 sexta , 18 sábado , 24 sexta, 25 sábado
Hora: 21:00
Ingresso: 20,00 reais
Local: Estúdio REATOR
Endereço: travessa 14 de abril, nº 1053 (entre Av. gov. José Malcher e Av. Magalhães Barata)
Contatos: estudioreator@gmail.com cel. 98112-8497 (Nando Lima)
O Amor
Um dia, quem sabe,
ela, que também gostava de bichos,
apareça
numa alameda do zôo,
sorridente,
tal como agora está
no retrato sobre a mesa.
Ela é tão bela,
que, por certo, hão de ressuscitá-la.
Vosso Trigésimo Século
ultrapassará o exame
de mil nadas,
que dilaceravam o coração.
Então,
de todo amor não terminado
seremos pagos
em inumeráveis noites de estrelas.
Ressuscita-me,
nem que seja só porque te esperava
como um poeta,
repelindo o absurdo quotidiano!
Ressuscita-me,
nem que seja só por isso!
Ressuscita-me!
Quero viver até o fim o que me cabe!
Para que o amor não seja mais escravo
de casamentos,
concupiscência,
salários.
Para que, maldizendo os leitos,
saltando dos coxins,
o amor se vá pelo universo inteiro.
Para que o dia,
que o sofrimento degrada,
não vos seja chorado, mendigado.
E que, ao primeiro apelo:
– Camaradas!
Atenta se volte a terra inteira.
Para viver
livre dos nichos das casas.
Para que doravante
a família seja
o pai,
pelo menos o Universo,
a mãe,
pelo menos a Terra.
Vladimir Maiakovski (1893-1930)