À Sombra dos Homens Ausentes

 

A performance "À Sombra dos Homens Ausentes" estreiou na quinta-feira dia 20 de agosto de 2015 às 20:30 no Estúdio Reator. Com Nando Lima e Dudu Lobato em cena e a atriz Pauli Banhos, que recebeeu o público na sala de entrada do Reator com sua performance "SELFIE-SERVICE". É mais uma produção do Estúdio REATOR, que foi criado em 2010 e que apresenta trabalhos onde o essencial é o processo e a experimentação proveniente do hibridismo que mistura através da tecnologia: teatro, sons, projeções e nesse caso textos.

 

O processo de À Sombra dos Homens Ausentes, começou em outubro de 2014 e dez meses depois é posto ao público. Nesse período de maturação muitos foram os caminhos percorridos pelos dois protagonistas, desde a inspiração inicial que nasceu ao lerem os textos de Matei Visniec, "Autor romeno que me acompanha desde 2012 quando tomei conhecimento da suas obras lançadas no Brasil pela É Realizações Editora, e principalmente a carpintaria da dramaturgia de -Teatro Decomposto ou o Homem Lixo- mais que uma peça de teatro, um espelho quebrado, como o próprio autor esclarece no prefácio da obra, me identifiquei com a possibilidade de assemblage ali proposta" comenta Nando Lima.

 

Dudu Lobato é estreante nesse processo e o que mais o atrai "é a possibilidade de expressar idéias e convicções, para além dos gestos e atitudes do cotidiano; sem necessariamente criar um personagem, da maneira mais "convencional" usada por atores de teatro, já que eu não tenho formação nessa área" esclarece.

 

O mergulho nesse universo de ideias justapostas começa quando o espectador chega ao Estúdio REATOR, que na antesala é recebido ao som de Jazz  e a projeção de um vídeo com a legenda que descreve a performance "Nigthsea Crossing" de Marina Abramovic: um texto sobre - O Observador- que dá dicas sobre o que virá e os questionamentos que se impõem quando estamos diante de uma obra de arte; além é claro da presença da atriz Pauli Banhos. Tudo climatizado por luzes coloridas que preparam as pessoas para o "universo de sonhos e sombras" que virá, após um breve passeio pelo espaço do Estúdio Reator Virtual construído no "jogo" Second Life.

 

Após toda essa introdução é pedido ao espectador que relaxe: "sente-se, respire fundo, ouça a música, fique tranquilo, para ver e sentir" À Sombra dos Homens Ausentes, que incorpora desde as máscaras originais do Boi de Máscaras da cidade de São Caetano de Odivelas até a sonoridade de Luigi Russolo, futurista de quem foram resgatadas composições feitas em 1913, além da voz incomparavel de Billie Holyday.

 

A cenografia é construída de dois paineis, elementos gráficos, geométricos, superfícies plásticas simetricamentes expostas e que recebem projeções, para acentuar por meio da visualidade a atitude contemporânea do tema central proposto pela performance: A diluição de fronteiras entre as atitudes da vida real, cotidiana e social, e a alimentação interna do indivíduo, suas gêneses secretas, desejos, impulsos contidos e dissimulados.

 

A performance segue de maneira que Nando Lima e Dudu Lobato, interagem com câmeras em tempo real, vídeos gráficos repleto de imagens que são construtos sem fabulações, sonoridades em loops, gravações de suas próprias vozes, ecos e reverberações de ideias e conceitos, criando um efeito espelhado e calendoscópico do tempo e situação atual em que vivemos, criando reflexos do mundo contemporâneo, uma panaceia de fluxos, onde já não sabemos onde é o início ou o fim de cada coisa ou questão, emparedados em círculos concêntricos girando em um carrossel do qual só achamos o lugar para entrar, e do qual jamais sairemos.

 

 

 

À Sombra dos Homens Ausentes

Estreiou em  20 de Agosto de 2015

Local: Estúdio Reator

 

 

FICHA TÉCNICA:

 

Elenco/Performers

Nando Lima - Homem 1

Dudu Lobato - Homem 2

Pauli Banhos - Door

 

Concepção da performance e funções técnicas de

Direção - Roteiro - Cenografia - Iluminação - Sonoplastia - Vídeos :

Nando Lima em parceria com Dudu Lobato

  

Produção: Estúdio REATOR

 

Assistente de Direção : Pauli Banhos

montagem de iluminação: Nelson Dantas

execução de figurino: Telma Lima

Fotos de Divulgação: Alexandre Sequeira

 

© 2016/2019  Orgulhosamente criado por Estúdio REATOR

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus